28/04
 

Nosso país infelizmente enfrenta uma crise econômica que afeta todos nós, independente de qual região do Brasil moramos e qual nossa classe social. Basta ligar a TV e você será arrastado por notícias sobre alta de preços e aumento do índice de desemprego. Eu sei que o cenário assusta, mas há algumas dicas para podemos seguir para não sair tão prejudicado. Veja como você pode se organizar melhor e economizar dinheiro no fim do mês. Ah, não esqueça de se manter disciplinado quando a crise passar!

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO - VLIFESTYLE

01. ANOTE TODOS OS SEUS GASTOS: Todos, sem exceção. Comprou uma garrafinha de água na rua? Anote o preço e data. Separe um caderninho somente para isso ou registre no bloco de notas do celular. No fim do mês reserve um tempinho, pegue a calculadora e mãos à obra. Some seus gastos no total, para saber o quanto exatamente gastou. Em seguida separe os valores por áreas. Por exemplo: mercado, laser, moradia, saúde, estética, etc. No primeiro mês você levará um susto pelo número enorme de pequenos gastos e logo em seguida perceberá seus pontos fracos. Só assim você saberá exatamente qual área pode cortar gastos e qual área está sendo negligenciada. Essa dica dá trabalho no começo, eu sei. Mas faz MUITA diferença!

02. PESQUISE PREÇOS: Sem preguiça na hora de fazer compras. Pesquisa preços nos supermercados, principalmente. Alimentação é uma despesa que não temos como escapar, mas há grande diferente entre os mercados e marcas. Pesquise e sempre pegue o folheto com promoções. Normalmente vale muito a pena!

03. REPENSE A COMPRA: Nós, mulheres, sempre temos algum ponto fraco no shopping. Mas a dica é pensar duas vezes ou mais! Viu na vitrine e achou lindo? Dá mais uma volta e pensa quando e como você poderia usar aquele item. Ele é versátil? É uma peça que você realmente está precisando ou é somente uma tendência? É super comum comprarmos no impulso e não por necessidade. Quem não tem aquela roupa jogada no fundo do armário que usou uma única vez – ou nunca foi usada? Para saber como comprar melhor roupas e acessórios leia esse post aqui.

04. PENSE NO FUTURO: A primeira regra sobre finanças pessoais que aprendi com minha mãe foi “você nunca sabe o dia de amanhã”. E olha que ela é a pessoa que mais entende do assunto que eu conheço! Uma viagem inesperada, uma doença, etc. Coisas ruins infelizmente acontecem e você não pode prever. Para evitar pânico, sempre pense no futuro e se esforce para ter uma graninha guardada para casos de emergência.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *