19/02
 

Quem nunca ouviu a frase “dormir é tão bom que nem parece ser de graça”? Piadas à parte, uma boa noite de sono é essencial para manter o organismo saudável – além de ser fundamental para produtividade e beleza também. O problema é que muitas pessoas não conseguem desfrutar desse prazer com tanta facilidade. Por algum problema momentâneo ou por sofrer com a temida insônia, muita gente busca incessantemente dicas para dormir melhor. E é isso que trouxemos hoje! Vale ressaltar que todas as dicas abaixo foram passadas por um neurologista!

OITO DICAS PARA DORMIR MELHOR - VLIFESTYLE

01. CUIDE SEUS HÁBITOS DURANTE O DIA: Não é só deitar e fechar os olhos. Ter uma noite de sono calmo e saudável exige cuidados o dia inteiro. Uma boa alimentação e atividade física pelo menos três vezes por semana ajudam bastante. Em alguns casos mais complicados, é sugerido que a pessoa se exercite todos os dias (meu caso), pois isso libera endorfina e ajuda o corpo a relaxar. Evite alimentos pesados principalmente no jantar e esqueça os assaltos na geladeira à noite.

02. NADA DE CAFEÍNA DEPOIS DAS 18H: Isso é muito importante! Nada de coca-cola, café, chá preto ou chimarrão durante a noite. Cuide para não cair na tentação de “é só um pouquinho, não faz diferença”. Faz diferença sim! Faça o teste por uma semana e confirme você mesmo.

03. PREPARE SEU CORPO PARA DORMIR: Seu organismo precisa saber que a hora do descanso está chegando. Um banho quente é um bom começo para descansar. A escolha da roupa para dormir também é fundamental. Nada muito quente ou muito apertado! Escolha roupas leves e confortáveis sempre.

04. PREPARE SEU QUARTO: O quarto é local de descanso. Entretenimento é na sala. Evite assistir filmes e programas de televisão depois de deitar, bem como mexer no celular. Acredito que não ficar checando as redes sociais seja um desafio e tanto para todos, mas é extremamente importante. A escolha do colchão, travesseiro e roupa de cama também precisam de atenção, pois você passará horas no mesmo local e deve cuidar para não prejudicar sua postura. Aromatizantes de lavanda e camomila também são interessantes, pois possuem propriedades relaxantes. Outra dica é manter o ambiente fresco. Estudos comprovaram que dormimos melhor no frio.

05. TENHA HORÁRIO: Esse complementa o número 3. Eu sei que a rotina corrida dificulta bastante, mas tenha um horário limite para suas atividades. Por exemplo: às 22h eu preciso começar a desligar. Tome seu banho, faça um chá de melissa e vá para cama. O organismo cria hábitos mais cedo do que se imagina e regulá-lo para dormir vai ajudar – e muito – a combater a insônia.

06. ESCURO TOTAL: Total mesmo! Nada de abajures e luminárias acessas. De acordo com o neurologista, em alguns casos as pessoas precisam colocar uma fita adesiva no LED na televisão (aquela luz vermelhinha) para não atrapalhar o sono. Minha dica é mais simples: se puder evitar, não tenha televisão no quarto. Não esqueça da dica 4!

07. CUIDADO COM OS SONS: Esse é meu ponto fraco. Qualquer som já não me deixa dormir. E considerando que moro em São Paulo, tenho um desafio e tanto. Especialistas sugerem o uso de tampões para os ouvidos ou os chamados ruídos brancos, que são aparelhos com músicas relaxantes ou sons da natureza. Não preciso dizer que cama não é lugar de ouvir música! Em deixe os fones de ouvidos bem longe do travesseiro.

08. CONTROLE SEUS PENSAMENTOS: Para muitos, a tarefa mais difícil. Eu, particularmente, demorei mais de um ano para aprender a meditar. Mas nunca desisti! Esvaziar a cabeça e controlar os pensamentos é externamente difícil numa época que somos bombardeados de informações 24h. A dica então é focar em coisas boas. Os problemas e tarefas do dia a dia ficam todos fora do quarto. Relembre bons momentos, faça uma oração, se imagina num lugar calmo. E toda vez que se distrair e um pensamento ruim vier, recomece e não desista!







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