20/02
 

Pode ser uma sala de estar ou de visitas, o sofá sempre será importantíssimo. Apesar de não ser fácil escolher o melhor móvel, existem algumas dicas para facilitar o momento da compra. Confira abaixo algumas sugestões que devemos ter em mente e saiba como escolher o sofá ideal para sua casa.

01. QUAL A FINALIDADE DELE? O primeiro passo é ter bem claro o objetivo desse móvel. As opções mais comuns são para sala de televisão, sala de estar, salinha de reuniões e também escritório. Para os momentos de lazer com a família assistindo um filme, por exemplo, são mais indicados os sofás de pelo menos três lugares, confortáveis, de cores neutras e reclináveis e/ou com retráteis. Para receber alguém para uma conversa de trabalho, por exemplo, tanto em casa como no escritório, podemos usar poltronas individuais ou sofás de dois lugares. Nesses casos os modelos tradicionais, sem extensões, são mais sugeridos. Almofadas muito fofas não são indicadas.

02. COMO É O CÔMODO QUE ELE FICARÁ? A harmonia entre as cores, tamanho da sala e o sofá são essenciais. É essa relação que trará a sensação de conforto e aconchego para o ambiente. Por exemplo, uma sala de televisão pequena, com paredes, tapete e cortinas em tons pastel, não comporta um sofá de três lugares, vermelho, com braços e almofadas volumosas. O móvel vai destoar e roubar toda atenção e espaço do ambiente. Antes de sair para pesquisar em lojas, a primeira coisa a fazer é ter as medidas da sala, especialmente do lugar onde você planeja colocar o sofá. Assim você terá certeza que está fazendo a compra certa.

03. COMO É O SEU DIA-A-DIA? Para esta terceira parte, a primeira questão é: você tem filhos e/ou animais de estimação? Se você respondeu sim, talvez seja melhor passar longe de sofás brancos. A sugestão mais prática para esses casos são de móveis revestidos de couro vegetal. Assim, se sujar é só passar um paninho e está tudo resolvido. Outra dica é impermeabilizar os sofás. Esse processo pode sair do orçamento inicial, mas você pode ter certeza que protege 100% qualquer tipo de tecido contra líquidos.

04. POR FIM, QUAL O ESTILO? Esta pergunta está diretamente relacionada com a 2ª. Além de saber tamanho do ambiente, você também deve considerar o estilo não somente da sala, mas de toda casa. A sala é uma peça onde a família costuma ficar muito tempo reunida e também receber amigos e entes queridos. Portanto ela deve ser um lugar confortável, onde todos se acomodem e fiquem à vontade. Se o seu lar é mais moderno, explorando diferentes formatos, cores e estampas, a dica é investir em um sofá chamativo. Ele pode ser de uma única cor vibrante ou se destacar por um formato inovar. Outra sugestão é usar algumas almofadas divertidas para compor o ambiente.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *