02/09
 

Ano passado tivemos um post contando um pouco a história do jeans e sugestões de looks inteiros com o material (clique aqui para ler). Temos que concordar: nenhuma outra peça de roupa é tão unanime quanto a calça jeans. Sobre com diferentes cortes, lavagens e estilos, elas confundem nossas cabeças e às vezes nos perdemos no que realmente é bom pra gente. Por isso o post de hoje! Conheça agora qual tipo de calça jeans combina com seu corpo.

TIPO DE CALÇA JEANS - VLIFESTYLE

Separei os modelos por grupos. Cada categoria traz tipos de calças com semelhanças entre si, que servem de referencia na hora de montar o look.

Skinny, cigarrete e slim fit: São os modelos favoritos das brasileiras. As três são bem parecidas e eu diria que alguém não muito interessado por moda não nota diferença. Porém, já coloquei os nomes justamente conforme a ordem desse ponto que diferencia cada uma: largura na panturrilha. Enquanto a skinny é necessariamente bem justa no fim da perna, a slim fit  pode ser um pouco mais frouxa nessa região. Todas são mais comuns em cintura baixa. Por marcarem a silhueta, não são modelos aconselhados para quem possui o bumbum muito largo ou está descontente com o peso. As opções em cintura baixa são mais indicadas para mulheres mais altas, visto que elas podem achatar a altura de quem veste.

Pantalona, flare e bootcut: Moda vai e vem e elas estão fazendo mais sucesso do que nunca. Mais uma vez, coloquei os nomes por onde de largura do corte da perna. A pantalona vem com corte amplo desde a cintura, enquanto a flare começa um pouco mais justa e abre em forma de A em direção ao pé. Já a calça bootcut segue a lógica da flare, porém mais discreta. Ele começa um pouco mais ajustada ao corpo, e abre a partir do joelho a com intenção de facilitar o uso de botas por baixo da calça – por isso o nome. Os três tipos podem ter efeitos bem distintos no visual, só depende se a cintura é alta ou baixa. No primeiro caso, esses modelos alongam – e muito – a silhueta (falei sobre isso neste post aqui). Já as peças com cintura baixa, achatam consideravelmente o corpo, deixando a pessoa mais baixinha e gordinha.

Boyfriend e saruel: A primeira palavra que me vem na cabeça quando penso nesse grupo é conforto. A calça boyfriend (que ganhou um post aqui) é inspirada no armário dos homens, como indica o nome. Ela possui pernas amplas desde a cintura, que é alta e larga. É necessário geralmente o uso de um cinto para manter a peça no lugar. O gancho dela é mais baixo, o que seria o intermediário entre os modelos já citados e a calça saruel. Esse último pode ser encontrado com pernas ainda mais amplas que a boyfriend e gancho bem mais baixo – se aproximando dos joelhos. E justamente por esse motivo as baixinhas devem ter cuidado na hora vestir, pois ele achata. A solução é usar calçados com o topo aberto e cores que se aproximam com o tom da pele, pois eles trazem a sensação de continuidade da perna.

Também temos o tradicional modelo de calça reta. Eu não achei que ele se enquadrasse em nenhum dos grupos, por isso deixei por fim. Como o nome sugere, é aquele tipo de calça jeans cujo corte da perna é reto, sem afunilar ou abrir na panturrilha. A cintura é alta ou média, o que não achata a silhueta e se torna uma excelente opção para quem não é muito alta. Na minha opinião, é o tipo de calça mais eclético, pois pode vestir bem todos os tipos de corpos. Sobre ficar justa ou solta nas coxas, isso varia conforme a modelagem das marcas.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *